sábado, 23 de julho de 2022

Crato foi consagrado à Santíssima Trindade desde o seu nascedouro – por Armando Lopes Rafael (*)

Atual Catedral de Crato, originada da capelinha de taipa, coberta de palha, construída por Frei Carlos Maria de Ferrara, para a Missão do Miranda

   A doutrina católica nos ensina que qualquer casa destinada ao culto do verdadeiro Deus – desde a mais humilde capelinha rural, até a mais pomposa catedral – é destinada a Celebrar a Santíssima Trindade, fonte de onde emana a Santa Igreja Católica Apostólica Romana. A Trindade Santíssima – Pai, Filho e Espírito Santo é o mistério central da fé cristã. Bem definiu o falecido teólogo Dom Valfredo Tepe, Bispo de Ilhéus (BA): “O Pai projeta a Igreja, Jesus a funda e o Espírito Santo a administra”.

   Isso explica porque o frade capuchinho Frei Carlos Maria de Ferrara, fez gravar – numa pedra – as palavras abaixo, quando ergueu uma humilde capelinha de taipa, coberta de palha, na Missão do Miranda, origem da atual cidade de Crato:

Uni Deo et Trino
Deiparae Virgini
Vulgo – a Penha
S Fideli mission.º S.P.N. Fran, ci Capuccinor.m
Protomartyri de Propaganda Fide
Sacellum hoc
Zelo, humilitate labore
D. D.
Sup. Ejusdem Sancti.i Consocy F.F.
Kalendis January
Anno Salutis  MDCCXLV.

   Nessa inscrição, feita por Frei Carlos Maria de Ferrara,  constava que a capelinha fora consagrada (em janeiro de 1745)  a Deus Uno e Trino e, de modo especial, a Nossa Senhora da Penha (Padroeira de Crato) e a São Fidelis de Sigmaringa, este último, o co-padroeiro desta cidade.

(*) Armando Lopes Rafael é historiador.