sexta-feira, 28 de outubro de 2022

O massacre da família Távora -- por Armando Lopes Rafael

 


Brasão da Família Távora

    O Rei Dom José I – bisavô do nosso Imperador Dom Pedro I –, reinou em Portugal entre 1750 e 1777. Teve como Primeiro-Ministro, o cruelíssimo e impiedoso Marquês de Pombal. Este, governou o reino com mão de ferro. Pombal alimentou, ao longo da sua vida, profunda inveja contra algumas famílias aristocráticas existentes em Portugal. Em relação ao clã dos Távoras, o Marquês de Pombal nutria mais do que inveja. Ele cultivava um sentimento de ódio contra essa família. Provavelmente porque a família Távora não somente fosse riquíssima.  Mas porque tinha ramificações (e exercia influência) noutras casas nobiliárquicas portuguesas, a exemplo das de Aveiro, de São Vicente, de Alorna, de Atouguia e de Cadaval. Todas essas casas faziam discreta restrição ao comportamento do Marquês de Pombal.

   Os Marqueses de Távora – Leonor e Francisco de Assis – possuíam um filho, Luís Bernardo, pessoa de muito destaque em Lisboa, casado com Teresa de Távora e Lorena. Era do conhecimento geral que o Rei de Portugal, Dom José I, mantinha um relacionamento amoroso com essa nora dos Marqueses de Távora. Estes, sofriam muito com a situação moral de Teresa de Távora e Lorena. E viviam aconselhando o filho Luís Bernardo a se separar da esposa adúltera.

      Diz o livro dos Salmos 5,3-6: “os lábios da mulher adúltera no fim das contas, deixam um sabor amargo, uma ferida feita como que por uma aguda espada de dois gumes. Os seus comportamentos conduzem à morte”. Consta nos registros históricos que, na noite de 3 de setembro de 1758, Dom José I, retornava para casa, incógnito numa carruagem, depois de um encontro com a amante. No meio do caminho, a carruagem foi interceptada por três homens que dispararam contra o Rei. Dom José I ficou apenas ligeiramente ferido no braço. E o Marquês de Pombal tomou a si a apuração desse atentado. Dois empregados dos Távoras foram presos e torturados até declararem que o atentado teria partido dos seus patrões.  

    O Marquês de Pombal não divulgou o atentado de imediato. Antes disso, mandou prender a família Távora (adultos e crianças), o Duque de Aveiro, e até o Padre Jesuíta Gabriel Malagrida (confessor de Teresa de Távora e Lorena). Este sacerdote foi, posteriormente, enforcado. O Marquês de Pombal aproveitou a acusação de “regicídio” (tentativa ou assassinato de reis) para expulsar todos os Padres Jesuítas de Portugal, desejo que alimentava há muito tempo. No dia seguinte ao atentado, o filho do Marquês, Luís Bernardo e o Duque de Aveiro foram enforcados. Nas semanas seguintes a Marquesa Leonor de Távora, o seu marido Francisco de Assis, e todos os seus filhos e netos foram encarcerados. Todos acusados de “alta traição” e “regicídio”. Os bens da família Távora foram confiscados pela Coroa. A casa dos Marqueses de Távora foi destruída e o terreno onde estava edificada foi salgado, para que, naquele chão, nem vegetação nascesse.

     O processo contra os membros do clã Távora tornou-se o caso judicial mais famoso da História de Portugal. À época, poucas pessoas acreditaram nas acusações feitas contra àquela família. Ainda hoje este é o sentimento entre os historiadores que se debruçam para pesquisar esse trágico episódio. Também pensava assim a Princesa-herdeira do Trono (que viria a ser a futura Rainha Dona Maria I). Esta veio residir no Brasil em 1808, acompanhando seu filho, o então Príncipe Dom João VI e todos os demais membros da Família Real Portuguesa.

Massacre da Família Távora nas proximidades da Torre de Belém (Gravura de 1759)
  

        O plano traçado pelo Marquês de Pombal – para exterminar os Távoras da face da terra – foi executado como ele planejou. No entanto, logo no início das perseguições, alguns Távoras conseguiram fugir para o Brasil. E no dia 13 de janeiro de 1759, num local ermo, nas proximidades da torre de Belém, antecedendo à execução pública dos acusados, diversos membros da aristocracia e da alta nobreza portuguesa também foram torturados, expostos à humilhação pública e, por fim, decapitados. Os restos dos seus corpos foram queimados, com todo requinte de perversidade, e suas cinzas espalhadas no Rio Tejo.

         Morto Dom José I, em 1777, aos 62 anos, subiu ao trono sua filha, a agora Rainha Dona Maria I (avó do nosso Imperador Dom Pedro I). Ela, como um dos primeiros atos do seu reinado, mandou inocentar os Távoras e devolveu o patrimônio que havia sido desapropriado ilegalmente à família trucidada.

***

              O que aconteceu com os poucos Távoras que fugiram para o Brasil? Aqui adotaram outros sobrenomes, como “Silva” e “Fernandes”, para escapar de novas perseguições. Os descendentes desses fugitivos, residentes no Ceará, destacaram-se como homens íntegros e ocuparam funções e cargos relevantes no Brasil. A exemplo de Juarez, Manuel e Franklin Távora (irmãos) e Virgílio Távora (sobrinho). Alcançaram eles as mais elevadas patentes no Exército Brasileiro; Juarez Távora, que chegou ao posto de Marechal, foi candidato a Presidente da República Brasileira, em 1955; Manuel e Virgílio Távora governaram o Ceará em três ocasiões. Os Távoras brasileiros também foram Senadores, Deputados e Ministros de Estado. Outros membros dessa família se destacaram como jornalistas, advogados, bispos e sacerdotes...

                Atribui-se ao Monsenhor Fernandes Távora (ele foi Vigário de Crato entre 1883 a 1889) o restabelecimento do uso do sobrenome “Távora” entre os descendentes brasileiros desta família. Consta que o Monsenhor quis cursar a Academia dos Nobres Eclesiásticos, em Roma. Dificilmente essa Academia admitia sacerdotes sem linhagem, fazendo também restrição a alunos sacerdotes católicos estrangeiros. Monsenhor Fernandes Távora, que conhecia a herança aristocrática dos Távoras, viajou a Lisboa. Lá fez pesquisas. Voltando ao Brasil restaurou o nome dessa família, que qual estava proscrito em Portugal, desde 1759.

(Esta crônica é dedicada a três meninas nascidas no Cariri cearense: Lara, Lia e Maria – minhas netas – filhas de Carolina e Leonardo, que carregam no Registro Civil o sobrenome “Távora”, herdado do pai delas)