Dom Fernando Panico, MSC, bispo emérito de Crato-CE, escreveu importantes cartas pastorais focadas na reconciliação histórica da herança espiritual do Padre Cícero, além de assuntos rotineiros da Diocese que ele administrou por mais de 15 anos. Uma delas, obteve ampla repercussão, além dos limites da Diocese de Crato, porque foi inspirada em razões históricas e pastorais: a sua 1ª Carta Pastoral: "Corações ao alto, Igreja de Crato” de 20 de outubro de 2001. Esta, teve continuidade na sua 2ª Carta Pastoral: "Romarias e Reconciliação", de 02 de fevereiro de 2003.
Ao todo, Dom Fernando Panico escreveu 5 cartas pastorais:
• 1ª Carta Pastoral - "Corações ao alto, Igreja de Crato!" (2001): Foca na identidade da diocese, celebrando sua trajetória e pedindo o engajamento na fé e na missão.
• 2ª Carta Pastoral - "Romarias e Reconciliação" (2003): Aborda a experiência dos romeiros em Juazeiro do Norte, chamando o local de "refúgio dos náufragos da vida". Trata do andamento da comissão de estudos sobre o Padre Cícero, visando a reconciliação do sacerdote com a Igreja.
• 3ª Carta Pastoral: “Os católicos e as eleições", de 06 de julho de 2004, na qual orienta os eleitores a escolherem bem seus representantes nas eleições daquele ano.
• 4ª Carta Pastoral: “Preparação para o Triênio de Comemoração do Centenário da Diocese de Crato”, de 20 de outubro de 2011.
• 5ª Carta Pastoral: “A Despedida”, de 08 de dezembro de 2016, dirigida a todos os seus diocesanos, fazendo uma retrospectiva do seu episcopado como Bispo do Sul do Ceará.
(Postado por Armando Lopes Rafael)
