segunda-feira, 13 de novembro de 2023

Mais uma vez o "15 de novembro" não será comemorado

 


    O leitor sabe o que significa a expressão Res-publica? Pois fique sabendo. Literalmente significa: Coisa Pública

   Infelizmente não é isto que vemos no Brasil. Uma “coisa pública” “transparente e a serviço do povo”.  Faz 134 anos que a República nos foi imposta através de um golpe militar. Digamos -- se estivéssemos num laboratório, e pudéssemos coletar dados suficientes para uma análise acurada do funcionamento da  instituição republicana entre nós, nos últimos 134 anos.

    Será que,  após esse longo tempo, seríamos capazes de responder:  A República funcionou bem? Não. Ela é igual a “cantiga da perua”. De pior a pior... O teste do tempo e a análise histórica nos permitem responder com segurança:  a República fracassou em muitos quesitos, após uma análise séria e imparcial. Fiquemos apenas numa questão: nossos Três Poderes e  a a vida política da nação. Ora, o povo não confia nas instituições republicanas, nem nos seus políticos. 

   Utilizando-se de um eufemismo, uma minoria de militares, responsáveis pelo golpe de 15 de novembro de 1889, apelidaram este evento de “Proclamação da República”. Com este pomposo nome ela passou à história. Tem mais: noutro decreto (sempre sem consulta ao povo)  o 15 de novembro passou a ser mais um “feriado nacional”. Que nunca foi comemorado pela população brasileira, diga-se de passagem...

    Quantas lembranças tristes formam o legado histórico da república brasileira!
   Uma delas, no entanto, foi a pior: um dos governos republicanos foi responsável pelo primeiro genocídio, feito após a nossa independência de Portugal. Segundo um artigo de Lourdes Nassif – pasmem! – publicado em 15-11-2013, no Jornal GGN: 

“O regime republicano teve como batismo uma das mais criminosas páginas da nossa história: o massacre de Canudos. O governo republicano, temendo que o arraial chefiado pelo Beato Antônio Conselheiro fosse um levante em favor da restauração da monarquia, mandou os escrúpulos às favas e ordenou a sua total destruição. Velhos, mulheres e crianças foram exterminados. Muitos dos que não morreram durante o bombardeio e a invasão do exército foram degolados. Quase não restaram sobreviventes. Os temores infundados da perda dos cargos e benesses levou-os à solução final para aqueles sertanejos”.  (SIC)

        Esta, talvez, tenha sido a mais cruel dentre todas as ações da República no Brasil...


Texto e postagem de Armando Lopes Rafael